sexta-feira, 8 de abril de 2016

Educação física escolar: lutas versus briga, o que falar?

As aulas de educação física possuem uma diversidade gigantesca em relação aos conteúdos a serem trabalhados. Dentre esta vasta gama, se encontram as lutas. Este, mesmo que esteja recomendado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, dificilmente é adotado pelos docentes. Os motivos para não trabalharem são os mais variados. Muitos alegam desconhecer. Outros acreditam que apenas praticantes de lutas ou artes marciais estejam habilitados a fazê-lo. Portanto, as desculpas são infindáveis. Contudo, a literatura refuta todas e afirma que existem possibilidades do professor não praticante de lutas trabalharem em suas aulas.
Pois bem, mesmo que o praticante ou não praticante se proponha a usar como conteúdo em suas aulas, dificilmente, deixará de abordar o tema lutas versus briga. Rotineiramente, artigos e livros trazem esse binário para a discussão nas aulas de lutas. O professor, observando ser muito pertinente para o contexto, abraça e joga para o debate. Quais são as repostas que os alunos dão? Elas estão certas? O professor sabe quais são as respostas? Afinal, o que são lutas e o que é briga?
A probabilidade é enorme de um docente ouvir a resposta de que a briga causa dano, enquanto, a luta não, que uma possui regras e a briga não. Mas será que é só isso?
Neste artigo, tento fazer um apanhado que a literatura apresenta a respeito do assunto. Para tanto, apresento alguns conceitos já discutidos, mas que a meu ver não sacramentados.
Penso que, talvez, estejam bem próximas enquanto manifestações biológicas. Entretanto, se afastam se considerarmos questões de cunho sociocultural. Alguns autores, inicialmente, acreditam que a primeira coisa a fazer é desmitificar que há uma simbiose entre as lutas e a violência. Para eles, essa ligação deve ser dissolvida. Conforme Lacerda et al. (2015) é preciso ir além com essa informação, para que pais, diretores e professores como um todo possa ter em mente essa distância da prática das lutas com a violência, e passem a enxergar esse conteúdo como importante na cultura de não violência e de vários benefícios.
Não é incomum ouvir de pais e familiares que o seu filho, sobrinho ou coisa que o valha não deve fazer lutas na escola, pois ficará uma pessoa mais violenta. Tal afirmação corrobora com o discurso de Rufino e Darido (2013) que apontam o estabelecimento de associações errôneas das lutas com questões relacionadas à incitação à violência, às brigas, entre outras.
Tais relações estariam revestidas não apenas de preconceitos, mas de concepções limitadas e pautadas em distorções sobre o que de fato as lutas podem significar para a prática pedagógica a partir de sua vinculação como uma das manifestações da cultura corporal de movimento (RUFINO; DARIDO, 2013). Alinhados com este pensamento, Braun et al. (2015) pensam que as lutas e a briga são distintas em vários aspectos. Definem as lutas como possuidoras de regras, que objetivam a finalidade de um combate de maneira esportiva, já as brigas são comportamentos com forte apelo à violência, afetando a integridade moral e física, ocorrendo na maioria das vezes de maneira inesperada.
Por outro lado, vejo que as lutas e a briga têm muitas diferenças. Apesar disso, também há grandes aproximações. Para entendermos melhor, consultemos o dicionário Michaelis. Nele encontra-se: a luta pode ser considerada uma modalidade marcial, esportiva ou filosófica que possui regramentos e sistematizações. Onde, geralmente, há o combate onde um tenta subjugar o outro. Enquanto, a briga é uma ação ou situação em que os adversários se enfrentam corpo a corpo; luta corporal. Pode haver mais de um envolvido, inclusive a situação de superioridade numérica é constante. Nota-se que o significado em dicionários, traz a expressão luta corporal para designar briga. A luta corpo a corpo é comum nesse binarismo. Portanto, o propósito parece ser diferente. Ter sentidos diversos. Mas a vitória, a derrota, o subjugar está nos dois.
Destarte, pensar que a luta pode ser proveniente da briga é uma hipótese considerável. Quiçá, a capoeira, o jiu-jítsu, o krav magá não tenham sido pedagogicamente sistematizados de manifestações corporais oriundas de briga. Se considerarmos essa premissa, condicionando a regramentos, a briga transforma-se em luta. Neste sentido, temos Olivier (2000) onde pensa na ressignificação das brigas de pátio na escola para jogos de lutas com regras.
Para alguns professores de educação física, de acordo com Nascimento e Almeida (2007), a preocupação com o fator violência, que julgam ser intrínseco às práticas de luta, incompatibiliza a possibilidade de abordagem deste conteúdo em aula. Pois bem, se até mesmo quem deveria esclarecer o assunto aos seus alunos, tem visões deturpadas, o que esperar dos leigos?
A luta é uma manifestação corporal com ações contra um oponente, compostas de regras e técnicas de golpes sistematizados, possuindo escopos distintos, como educação, disciplina, lazer, prática de esportes, social, entre outros benefícios, das brigas. Essa já passa a ser uma forma de enfrentamento de duas ou mais pessoas, sem regramentos e nem sistematizações pedagógicas, com o propósito de agressão e de uso de violência desmedida e despropositada.
Enquanto a luta, como vimos, apresenta regras, respeito entre os praticantes e toda uma organização social, as brigas não apresentam regras, são desorganizadas e constituem-se em uma maneira violenta de resolver conflitos por meio de ações não éticas e desrespeitosas, ou seja, são bem diferentes das lutas. Por isso, é fundamental que os alunos sejam capazes de diferenciar claramente as características das lutas e o que as diferencia das brigas, até para evitar mal entendidos ou incompreensões sobre estas práticas corporais.
Até aqui parece ser a luta do bem (luta) contra o mal (briga). Contudo, conforme Aguiar (2008), nem sempre as lutas podem trazer mudanças tão positivas. Elas podem aflorar experiências negativas para o indivíduo, tudo dependendo do contexto e de como são trabalhadas. Se o contexto for agressivo, logicamente haverá uma exacerbação da violência, ou seja, as lutas estarão vinculadas às brigas. Mas se o contexto for o pedagógico, elas ajudarão os alunos a respeitarem-se, conhecerem o próprio corpo e as suas possibilidades de movimento, estimular o autocontrole, aumentar a autoestima, controlar as emoções etc.
De acordo com Oliveira et al. (2015), o aprendizado das lutas, por exemplo, o jiu jítsu, podem favorecer a prática da violência. Pois, por se tratar de uma luta de extrema eficácia alguns de seus praticantes tem utilizado em brigas e confusões em escolas e nas ruas. A utilização das lutas como prática de atividade física é capaz de canalizar a agressividade, incutir valores de respeito ao outro e as regras, que em última análise recurso pedagógico para diminuir e controlar a violência urbana.
Em investigação de Braun et al. (2015), ao questionar uma professora acerca da relação das lutas com a violência, se obteve a resposta: ‘’Não relaciono a luta à violência, ao contrário, tento desconstruir essa ligação que muitas vezes os alunos fazem. Geralmente explico para eles que as lutas estão relacionadas a uma filosofia, e não a brigas. ’’
De acordo com Braun et al. (2015), essa fala corrobora com os pesquisadores Só e Betti (2009) que garantem que a prática das lutas pode ajudar no processo de educação para uma cultura de não violência, e que a violência é um fator da realidade social na qual se insere o indivíduo.
Rufino e Darido (2011) pensam nas lutas que o adversário deve ser visto como um parceiro, respeitado. Enquanto, nas brigas ele é apenas uma pessoa inimiga sendo agredida. Ainda, é proposto, discussões para diferenciar lutas de brigas, incitações à violência, priorizando o respeito e a cidadania, assim como pesquisas sobre dados históricos e fatos curiosos sobre a história do esporte, dentre outras questões. Os beneficiários são incentivados a trazerem perguntas e curiosidades relevantes às aulas, permitindo que haja uma troca de informações e reflexões que transcende os processos de ensino e aprendizagem de gestos técnicos e movimentos específicos apenas (RUFINO; MARTINS, 2011).
De acordo com Lançanova (2008), existe uma visão de que se o aluno aprender a lutar irá agredir os professores e os pais, ou promover mais brigas com os colegas. Esse é um preconceito da prática de artes marciais na escola, pois muitos alunos possuem acesso a uma academia ou a um instrutor que lhe ensine, fora da escola, e isso não determina que sejam mais violentos que os outros que não possuem.
Na luta, para os alunos, o outro não é um inimigo; é só um adversário. E a relação não é de agressão, mas de interação. ‘Cria-se uma espécie de diálogo corporal’, os estudantes atacam, defendem-se, caem e, no final, voltam à condição de colegas, sem se sentir desrespeitados. Não é à toa que, na maioria das artes marciais, os embates começam e terminam com um cumprimento (LANÇANOVA, 2008).
Segundo Pereira, Neto e Smith (2003), ações como essas, no contexto escolar, causam sérios problemas, pois crianças que sofrem esse tipo de agressão estão arriscadas a carregarem consigo traumas da escola pelo resto de suas vidas, uma vez que brigas, lutas, agressões nos pátios, corredores, salas de aulas e principalmente no recreio, fazem a escola não mais ser vista como um lugar de alegria e ludicidade, mas sim como palco para agressões (DA SILVA, 2008).
As lutas, conforme Vale (2015), são conteúdos da Educação Física Escolar, mas aparentemente sofrem algumas restrições nas aulas devido aos preconceitos relacionados a ela, como a associação das lutas com a violência escolar. Para Alves Junior (2006): As multidões se dirigem às arenas para vibrar com os socos e pontapés e quanto mais sofrimento alguém impõe ao outro mais excitado fica a plateia, partindo desta constatação observamos como isso é frequente no dia a dia escolar, as brigas geram estas plateias, e acabam por fazer parte até hoje da vida dos alunos, sendo qualquer um, participando da violência explicitamente e implicitamente. Explicitamente quando participa efetivamente da briga e implicitamente quando trata com negligencia a briga.
Mas, foi preciso insistir na diferenciação entre lutas e brigas e no respeito ao adversário para conduzir as aulas de maneira segura, pois inicialmente eles demonstraram não diferenciar essa questão, fato que apuramos na sondagem inicial. Outra situação ocorrida no início foi a insistência dos alunos em aprender técnicas da luta e realizar “combates”, porém no decorrer das aulas eles se envolveram com as propostas e se demonstraram satisfeitos.
Várias podem ser as hipóteses, mas acreditamos que os jogos parecidos com as lutas tenham levado a compreensão que a mesma não precisa ser idêntica ao modelo oficial; que as lutas têm regras e as brigas não, caracterizando esta última como um comportamento inadequado ao ambiente (LOPES et al., 2015).
Dessa forma, faz-se necessário aos professores de Educação Física Escolar saber e ensinar a diferença entre lutas e brigas para seus alunos, independente da modalidade. Enquanto a primeira trata-se de uma prática esportiva ou alternativa de atividade física com regras determinadas, a segunda é vista como uma forma de provocar confusões, desrespeito ao próximo, gerando violência excessiva.
A luta é um esporte como outro qualquer, todavia o envolvimento com a utilização de quedas, torções, imobilizações, estrangulamentos, uso da força e situações de combate possam ser confundidas com brigas, o que sabemos que não é uma verdade. Por fim apresentamos a questão referente se os alunos se tornariam mais agressivos ao praticarem lutas (MAZINI FILHO, 2014).
O que Olivier (2000) indiretamente sugere é uma ressignificação das lutas, isto é, mostrar outras possibilidades e olhares para os alunos, neste caso específico, o autor sugere transformar “brigas em jogos de lutas”, ou seja, relativizar as distintas intencionalidades entre brigas e jogos de lutas.
Os PCNs afirmam ainda que as lutas são disputas em que o(s) oponente(s) deve(m) ser subjugado(s), com técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa.
Deve-se ressaltar que a definição dos PCNs inclui as lutas apenas nas questões que tangem as vivências práticas dessas modalidades como o equilíbrio ou desequilíbrio, técnicas de contusão ou exclusão de espaços, dentre outras, não mencionando, assim, outras formas de se abordar as lutas na escola como, por exemplo, incluir na definição questões como: o que são lutas ou questões relacionadas à história das modalidades, condutas dos praticantes.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, em relação ao conteúdo da Educação Física, enquanto disciplina escolar observa que deva tratar da cultura corporal, em sentido amplo: sua finalidade é introduzir e integrar o aluno à essa esfera, formando o cidadão que vai produzir, reproduzir e também transformar essa cultura. Portanto, o aluno deverá deter o instrumental necessário para usufruir de jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida.
Lutas e briga são a mesma coisa?


  • AGUIAR, Cristiane. A legitimidade das lutas: Conteúdo e conhecimento da educação física escolar. 2008. 56 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
  • BRAUN, Anderson Gustavo et al. O judô e a capoeira como conteúdos na educação física escolar. Ágora Revista Eletrônica, n. 21, 2015.
  • CORRÊA, Adriano de Oliveira; QUEIROZ, Gisele; PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos. Lutas como conteúdo na Educação Física Escolar. Trabalho de conclusão de curso Módulo Centro Universitário, Caraguatatuba–SP, 2010.
  • DA SILVA, Junior Vagner Pereira. Espaços para o jogo no recreio escolar e a ocorrência de lutas a “brincar”. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 11, n. 2, 2008.
  • LACERDA, Rafaela Pinheiro et al. Ensino de lutas: Relatos de uma experiência na rede pública. 417 Educação física escolar e artes: experiência pedagógica a, p. 437. (2015)
  • LANÇANOVA, Jader. Lutas na educação física escolar: alternativas pedagógicas. São Paulo: Ática, 2008.
  • LOPES, Raphael Gregory Bazílio; KERR, Tiemi Okimura. O ensino das lutas na Educação Física escolar: uma experiência no ensino fundamental. Motrivivência, v. 27, n. 45, p. 262-279, 2015.
  • MAZINI FILHO, Mauro Lúcio et al. O ensino de lutas nas aulas de Educação Física Escolar. Cinergis, v. 15, n. 4, 2014.
  • MICHAELIS. Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2002.
  • NASCIMENTO, Paulo Rogério; BARBOSA, Luciano de Almeida. "A tematização das lutas na Educação Física escolar: restrições e possibilidades." Movimento (ESEF/UFRGS) 13.3 (2007): 91-110.
  • OLIVIER, Jean-Claude. Das brigas aos jogos com regras: enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre: Artmed, 2000.
  • Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental. Educação Física/Secretaria de Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
  • RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. A separação dos conteúdos das “lutas” dos “esportes” na educação física escolar: necessidade ou tradição?. Pensar a Prática, v. 14, n. 3, 2011.
  • RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. Possíveis diálogos entre a educação física escolar e o conteúdo das lutas na perspectiva da cultura corporal. CONEXÕES: Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, v. 11, n. 1, p. 144-170, 2013.
  • RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; MARTINS, Carlos José. O jiu jitsu brasileiro em extensão. Revista Ciência em Extensão, v. 7, n. 2, p. 84-101, 2011.
  • VALE, Jose Ideraldo Bezerra do. As lutas enquanto recursos pedagógicos nas aulas de Educação Física Escolar. 2015.

4 comentários:

  1. Gostei de seu artigo, só acho que ele deveria ter um parágrafo separado e "destacado" podemos dizer, para a conclusão e talvez deixá-la mais direta, pois acabei me perdendo em meio ao texto em minha pressa de lê-lo e as informações se tornaram embaralhadas em minha mente, o que acabou dificultando meu entendimento e tive de voltar e reler parágrafos anteriores diversas vezes para retificar e esclarecer minhas dúvidas.

    ResponderExcluir